reCICLO chega a 200 lojas e pontos especiais como a Favela dos Sonhos beneficiando 75 cooperativas


Havaianas expande seu programa de reciclagem

 

A Havaianas tem um problema quando o assunto é economia circular e sabe disso. Atualmente o volume de sandálias da marca coletadas —  18 milhões de toneladas nos últimos dois anos — é marginal quando comparado à produção. Os motivos são muitos. Desde o apego do dono ao não querer se desfazer do produto usado, passando por doações dos próprios consumidores que doam o chinelo ainda em bom estado para outras pessoas, chegando até a falta de conhecimento de como descartá-lo corretamente. É sobre esse terceiro ponto que a companhia tem intensificado os esforços com a ampliação do programa reCICLO. 

reCICLO

Lançado em 2021, o reCICLO tem como missão aumentar o volume de sandálias coletadas por meio da conscientização dos consumidores e da disponibilização de urnas em pontos-chave para facilitar o descarte. No começo, somente as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Ilha Grande receberam as urnas. Neste ano, a iniciativa foi ampliada e chegou a 200 lojas do total de 522 no Brasil, além de alguns pontos especiais como o recém-lançado na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP). 

FAVELA DOS SONHOS 

Na comunidade, um diferencial: os moradores que depositarem sandálias coletadas na urna ganham um cashback que poderá ser usado em farmácias, supermercados e outros estabelecimentos. “A ideia é fazermos um projeto-piloto por seis meses e depois levá-los a outros pontos também”, afirmou Marina Ponzini, gerente global de sustentabilidade da Havaianas (veja vídeo abaixo) 

PARCEIROS 

Seja na loja ou na Favela dos Sonhos, a ajuda dos parceiros é fundamental. De acordo com Marina hoje já são mais de 75 cooperativas impactadas, entre elas a Coletando, comandada pelo CEO Saulo Ricci. “Esse é programa novo que complementa nossa atuação na comunidade com o recebimento de diversos materiais reciclados como vidro, plástico e metas. Agora a Havaianas também vai contribuir na geração de renda para os moradores”, afirmou 

ECONOMIA CIRCULAR

Hoje, 97% das sandálias Havaianas têm mais de 40% de matéria-prima reciclada. A meta da empresa com o reCICLO e outras iniciativas é chegar a recolher 10% do produto pós-consumo somente em 2030.

Conheça também o programa Praia Mais Limpa da Havaianas.

x

Este texto trata majoritariamente das ODS

Leia mais