As redes digitais inteligentes que estão transformando o processo de geração e consumo de energia serão foco dos debates
A energia digital é a evolução de um processo que vai contribuir para a descarbonização e tornar as cidades mais sustentáveis. A digitalização tem início na captação e vai até o consumidor final, possibilitando todo o monitoramento de forma automatizada, evitando perdas e, consequentemente, gerando uma maior eficiência energética.
Essa evolução – com o desenvolvimento dos processos de energia limpa – é o tema central da 2ª Exposição Internacional de Energia Digital que vai ser realizada durante os dias 21 e 24 de agosto em Shenzen, na China. Uma cidade pioneira no desenvolvimento de uma cadeia industrial completa de armazenamento – a chamada nova indústria. Shenzen tem cerca de 7 mil empresas que fazem parte dessa revolução digital e que representam quase 40% de todos os projetos de armazenamento de energia portátil do mundo.
A 2ª Exposição Internacional de Energia Digital vai trazer painéis e discussões sobre os novos sistemas de energia e a capacitação digital; armazenamento de energia industrial, comercial e doméstica; as fontes de energia do presente e do futuro como o hidrogênio, energia fotovoltaica, eólica e hídrica. A edição de 2023 reuniu mais de 400 empresas e 2 mil especialistas de vários países. Foram 4 dias abordando o tema sobre o futuro verde com energia digital. Discussões que contribuem para uma maior cooperação no setor de energia em benefício de todos.
Aqui no Brasil, uma das divulgações do evento que vai realizado em agosto aconteceu durante a M&T Expo, maior feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina, realizada em São Paulo. Foram 4 dias de troca de experiências entre consumidores e grandes empresas fabricantes de equipamentos para construção e mineração. O evento reuniu no espaço Expo São Paulo representantes de empresas de diversos países como as Chinesas Sany Heavy Industry e a Eco Flow, especialistas em equipamentos voltados para a construção e mineração.
A M&T Expo contou também com treinamentos e seminários. No encerramento, o público conheceu um pouco mais sobre a tecnologia de energia digital com a palestra de Guo Ziping, diretora da Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Shenzhen, na China. Guo Ziping fez um convite a todos os participantes a fazerem parte da 2ª Exposição Internacional de Energia Digital. “É uma grande oportunidade para empresas de todo o mundo mostrarem seus novos produtos, novas tecnologias e novas formas de negócios”. Afirmou Ziping.